19 de jul. de 2010

CANTO DOS AMIGOS

A MENINA DE ALPARGATAS AZUIS


Hoje acordei nostálgico e lembrei-me da minha irmã.
Quando eu era criança, existia um calçado de lona colorida e sola de cordas, que chamávamos de alpargatas, que era o nome do fabricante.
Minha irmã Maria Thereza, a Tetê, oito anos mais velha do que eu, usava uma de cor azul.
Thereza era habilidosa com trabalhos manuais e sendo a irmã mais velha, me ajudava, quando tinha que fazer aqueles artesanatos chatos, tipo “fazer um quadro com uma capa de revista em quadrinhos”.
Recordo-me de um, que Thereza decalcou com carbono em cima do papel cartão para que eu depois pintasse com tinta guache colorida.
Mostrando minha total inabilidade com a execução da arte, lógico que consegui sujar as alpargatas com a tinta, me deixando com medo da inevitável bronca que levaria.
Após o primeiro momento de explosão, ela começou a rir e disse para o neófito artista que aquela tinta saia com água.
Mas as suas alpargatas azuis nunca mais foram as mesmas, amolecidas com o banho inesperado e com o rastro da tinta.
Gostaria de ter guardado aquele quadrinho, mas até hoje ele está na minha memória, e desta forma ele ficará para sempre.
Thereza se formou, trabalhou muitos anos numa agencia de publicidade e casou-se tarde, não tendo filhos, Quando a filha de minha outra irmã nasceu, tornou-se madrinha e mãe substituta, podendo realizar por tabela o seu maior desejo.
Por conta da carga genética da família, tornou-se hipertensa e os rins ficaram comprometidos, e acabou aguardando vez na fila do transplante.
Aproveitando o maravilhoso dia de sol de um sábado de outono, há cinco anos,
Maria Thereza partiu e agora corre feliz pelos campos do Senhor reencontrando com alegria nossos pais.
Para mim Tetê é ainda aquela adolescente com sua longa trança, vestido quadriculado e as alpargatas azuis sem mancha de tinta, novinha, brincando alegre com seu irmão mais moço.


João Siqueira

Um comentário:

  1. Muito lindo, mto terno.Lembrei-me de minha infancia, junto a meu irmão querido,que já se foi'.Chorei mto.Penelope

    ResponderExcluir